

Quando buscar psicoterapia?
A Psicoterapia pode ser realizada em diversos momentos da vida, no tratamento de sintomas, conflitos, questões e sofrimentos emocionais. Os atendimentos são realizados semanalmente, com a duração de aproximadamente cinqüenta minutos, em uma proposta de psicoterapia de orientação psicanalítica. Há a possibilidade de aumentar esta frequência de sessões, de acordo com a necessidade do momento vivido por cada paciente.
As pessoas podem buscar por um atendimento psicológico por diferentes motivos, entre eles: depressão, ansiedade, transtornos de humor, transtornos de personalidade, conflitos e dificuldades nos relacionamentos, em períodos de mudanças, como adolescência, vestibular, separações, luto, maternidade, quando sentir necessidade de apoio, na busca por autoconhecimento, no investimento em sua saúde mental e suas potencialidades, para a realização de metas e objetivos pessoais e profissionais.
Título 1
Psicoterapia para Adultos
A Psicoterapia para Adultos é um trabalho de acolhimento e escuta das queixas e sofrimentos, que são trazidos pelo paciente, através da fala. Compreende a construção de um espaço para que o paciente possa falar abertamente, de forma livre, sem censura ou julgamentos. Favorecendo o pensar sobre suas demandas, de forma acolhedora, buscando através do estabelecimento de uma relação de confiança, promover um espaço de reflexão e trabalho psíquico, favorecendo assim, sua criatividade e elaboração de tais questões.
A Psicoterapia pode ser realizada em diversos momentos da vida, no tratamento de sintomas, questões e sofrimentos emocionais, como: depressão, ansiedade, conflitos e dificuldades nos relacionamentos, em períodos de mudanças, separações, luto, autoconhecimento, auxiliar em processos de reestruturação e realização de metas e objetivos pessoais e profissionais.
Os atendimentos são realizados semanalmente, com a duração de cinqüenta minutos em uma proposta de psicoterapia de orientação psicanalítica. Com a possibilidade de aumentar a frequência de sessões, de acordo com a necessidade do momento vivido por cada paciente.
Psicoterapia para Adolescentes
Similar ao atendimento Psicológico de Adultos, a Psicoterapia para Adolescentes, apresenta além da fala e escuta acolhedora, alguns recursos extras, como por exemplo, jogos, desenho ou escrita, que também podem ser utilizados nas sessões, com o intuito de facilitar a expressão das demandas do adolescente, quando necessário, o que varia de acordo com os interesses pessoais e com a dinâmica de cada caso e cada atendimento.
Para que o trabalho com adolescentes de até 18 anos de idade seja bem desenvolvido, são realizadas Entrevistas com a participação dos Pais nas fases iniciais, e também de orientação e acompanhamento ao longo do processo. Este trabalho se dá em parceria com os mesmos, de forma colaborativa e flexível, sem um número de entrevistas pré estabelecido, mas que varia de acordo com as necessidades de cada caso.
Nestas Entrevistas, conforme o Art. 13 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, é comunicado aos pais, ou responsáveis, apenas o estritamente essencial para se promoverem medidas em benefício do paciente. Respeitando assim, o sigilo profissional dos atendimentos, sendo tratadas apenas as questões necessárias ao processo, informadas e acordadas com os jovens previamente.

QUER ME CONHECER?
Psicóloga de Orientação Psicanalitica, tendo como principais referenciais teóricos os das perspectivas Psicanalíticas Winnicottiana e do Vínculo Genealógico e Grupal. Ambas abordagens, além das questões internas, intra-psíquicas, consideram a importância do ambiente familiar e social no desenvolvimento emocional dos indivíduos.
Graduada pela Universidade São Marcos (2012).
Extensão Universitária - Curso de Formação em Psicanálise dos Vínculos Sociais. IPUSP/LAPSO e IRP (2013).
Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica pelo Hospital do Servidor Público Estadual FMO/IAMSPE (2017).
Experiência em atendimentos com Crianças, Adolescentes e Adultos, em Psicologia Clínica e Hospitalar, em Projetos de Orientação Vocacional e Profissional para adolescentes, Consultorias e Palestras.
Publicações:
Boas Festas e um Feliz 2020!
@marianaspsico
https://www.instagram.com/p/B6ssoeCFZo4/?igshid=1fsublnuwjmh7
Fim de Ano, Ausências e Saudades @marianaspsico
https://www.instagram.com/p/B6bbXn8lvDf/?igshid=1f2je4h4nyp5u
Sobre pais, mães e sonhos
Pela integralidade do cuidado
https://medium.com/@contatopuzzlebr/pela-integralidade-do-cuidado-ffc3e19dafba
Do filho ideal ao real: Lutos necessários diante da ameaça de doença do bebê. Psicologia Clínica - Hospital do Servidor Público Estadual FMO/IAMSPE. BVS BRASIL. São Paulo, SP; s.n; 2016. 46 p. Tese em Português | SESSP -ACVSES
V5N1A7 - O corpo que dança: a linguagem artística como forma de expressão e tomada de consciência, uma leitura da abordagem fenomenológica. Revista Transformações em Psicologia IPUSP.

Estamos vivendo um momento atípico, que desafia a todos. É esperado e natural, que independente de suas idades, e históricos, as pessoas sintam-se afetadas, e sofram com algum grau de medo, ansiedade e em alguns casos, sintomas depressivos. Existe uma ameaça real e crescente preocupação quanto à própria saúde, de pessoas que amamos, amigos, familiares, alterações da rotina, e impactos econômicos, sendo estes alguns dos fatores que podem desorganizar a vida mental, as emoções e desencadear uma série de sintomas psíquicos e corporais. Toda a experiência da vida humana, desde antes do nascimento, se dá através do corpo. Sendo importante buscar esta reflexão e conexão.
Diante das informações sobre o novo Coronavírus - COVID 19, e seus sintomas, temos acompanhado pessoas que estão confundindo os sintomas da doença, com sintomas corporais característicos de ansiedade e pânico.
A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna, preocupações exageradas, insegurança, irritabilidade, dificuldade para se concentrar, insônia, apresenta sintomas como: taquicardia, sudorese fria, tremores, formigamentos nos lábios e/ou ponta dos dedos, sensação de falta de ar, desconforto respiratório, dor ou desconforto no peito, tontura, náuseas, diarréias, palidez, acessos de calor, entre outros.*
Meu convite a você, é que, antes de correr ao hospital diante de tais sintomas, PARE por um momento e RESPIRE lentamente. Procure se conectar consigo mesme, se questione, perceba suas emoções e pensamentos, procure se acalmar e reconhecer se o que está sentindo no corpo, não se trata deste estado de ansiedade, apreensão e medo. Se proteja, se puder fique em casa e cuide de você por inteiro, seu corpo, suas emoções, sua mente. Procure atividades que lhe tragam bem estar, uma atividade física e práticas meditativas, ou de relaxamento, trarão efeitos positivos. Observe, mas evite o excesso de informações e pensamentos repetitivos e negativos. Se perceber que é necessário, busque ajuda profissional.
(*Referências: Dalgalarrondo, P. A afetividade e suas alterações, Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, 2008)
#ficaemcasa #isolamentosocial #pandemia #seguraaonda #fiqueemcasacovid19 #prevenção #cuidado #autocuidado #saudemental #psicologiaonline #atendimentopsicologicoonline #quarentena #coronavirus #atendimentoonline #psicologaonline #psicoterapiaonline #psicologia #psicoterapiacambuci #psicologaaclimacao #psicologasaopaulo #aclimação #cambuci #ipiranga #vilamariana #anarosa vilamaeiana
Mariana Soares
Psicóloga
C.R.P.: 06/112437